17 novembro, 2010

Pata de elefante

Post dedicado à amiga Jú,




Nome popular: Pata-de-elefante; Nolina.

Nome científico: Beaucarnea recurvata Lem.

Família: Liliaceae.

Origem: México.

Características: A pata-de-elefante tem sido muito utilizada tanto em ambientes internos (em vasos) como em áreas externas, onde pode chegar de 3 a 5 metros de altura. É uma planta semi-lenhosa, arbustiva, de tronco geralmente não ramificado. Possui inflorescências brancas de pouco valor ornamental que surgem eventualmente no outono.
Prefere temperaturas de médias a altas, e baixa umidade do ar, mas é tolerante a baixas temperaturas. A planta pode entrar em dormência durante o inverno.
Cultivo: Cresce bem em locais de alta à baixa luminosidade; mas se dá melhor quando há pelo menos um pouco de sol direto no decorrer do dia.
Na fase juvenil é excepcional para plantio em vasos ou para formação de pequenos grupos, a pleno sol. Na fase adulta e idosa, em parques e jardins impressiona pelo aspecto estranho, exótico, e muito imponente de seu conjunto arquitetônico.
Os maiores problemas acontecem por regas em excesso. Precisa de solo mais seco, pois é suscetível a algumas podridões de raiz. A planta armazena água na sua base, não pedindo regas freqüentes. Deixe a terra secar bem antes de regar. Em certas situações, você pode não precisar regar por até um mês! Se estiver em dúvida, não regue.
O crescimento é relativamente lento em vasos, e raramente a troca de vaso é necessária. Se as novas brotações estiverem claras, você regou demais.
Multiplica-se por meio de sementes produzidas nas plantas femininas, mas raramente florescerão em casa.

4 comentários:

  1. Ligia, olá tô adorandoooo!
    Estive numa feira de plantas no mês de março, em Friburgo, além de ser no alto estava frio e as patas de elefantes estavam lindonassss, tinham muitas pra venda e o povo comprava pela belezura que estava, só fiz esse comentário para q as pessoas saibam q se for em lugar de clima frio elas tbm ficam lindas!

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, gostaria de tirar uma dúvida sobre os cuidados dessa planta. Minha pata de elefante é pequena ainda, fica num vasinho e deixo próximo à janeta do meu apartamento para pegar sol. Rego a cada 6 ~7 dias, mas depois que ganhei percebi que a parte redonda da base está muchando. Será que é falta adubar ou é muita água? Você disse que esta planta aguenta até um mês sem aguar? Ganhei essa planta no começo de novembro de 2012. Poderia me ajudar dando alguma dica?
    Fico no aguardo, obrigada.
    Marcia

    ResponderExcluir
  3. Acredito que mesmo com esse intervalo sua plantinha esteja retendo muita água.
    Tenho muitas mudas de pata de elefante em sol pleno e rego ocasionalmente... pra dizer a verdade vivem da água das chuvas e estão indo muito bem.
    às vezes nessa janela o que ela deve conseguir no máximo é uma meia sombra.Experimente mudá la de lugar.

    ResponderExcluir
  4. Oi Li! Obrigada pela dica, descobri verificando o estado da planta e do vaso no geral, antes de entrar aqui e ver sua resposta. Vi que a composição de terra areia e pedra estavam bem secos e percebi q as folhas estavam ficando meio sem cor...então fiz um teste: reguei com um pouco de àgua cada vez que via o vaso estar seco, tomando o cuidado de não enxarcar, dando um intervalo de um dia sim e outro não. Repeti isso umas 4 vezes e na terceira vez já via que a bolinha da base ia perdendo as rugas...rsrs...e aí continuei dando um intervalo maior a cada um dia de rega dois não. E agora ela está linda! Cheinha, creio q como a minha planta não recebe a água das chuvas por estar dentro do apto., tenho que regar com um pouco mais de frequência. E estou associando as estações com mais chuva e as estações mais secas. Ela melhorou bastante. Agora é vê-la crescendo e saber qdo seria ideal a troca de vaso e colocação de adubo...sempre tenho essa dúvida...

    ResponderExcluir

Seu comentário aqui é sempre bem vindo!
Se você não tem blog,nem gmail...comente e use a opção ANÔNIMO.
Mas se puder assine seu nome.
Obrigada pela visita!