02 janeiro, 2013

O plantador de jardins,Rubem Alves


Amo todos os textos de Rubem Alves e a cada dia ele me surpreende mais e mais

Contaram-me de um homem que, cansado com a cidade, resolveu mudar-se para a região montanhosa onde vivera quando menino. Tinha saudade das matas! Mas qual não foi a sua tristeza ao ver que os homens, com seus machados e serras haviam cortado as árvores. As encostas das montanhas estavam agora peladas e tristes, sem pássaros, sem borboletas, e os antigos riachinhos, sem as matas que os protegessem, haviam secado. Pois ele disse para si mesmo: “Essa será a minha missão, pelo resto da minha vida: sairei todos os dias com um saco de sementes das árvores que aqui havia e irei pelas encostas nuas plantando de novo. Se, de cada dez sementes que eu plantar uma vingar, estarei recompensado. E assim ele fez. Viveu mais dez anos. Morreu feliz! Da janela de sua casinha ele olhava para as montanhas – e ele parecia vê-las sorrir, quem sabe cantar de felicidade! As árvores que ele semeara estavam crescendo, os pássaros haviam voltado, os bichos estavam de volta. Existirá maneira mais linda de morrer? Contei essa estória para as crianças de Caldas, município de Minas, onde está Pocinhos do Rio Verde. Em tempos idos aquela região foi coberta de araucárias, os pinheiros do Paraná. Onde estão os milhões de pinheiros do Paraná que formavam florestas? A ganância e a falta de amor pela terra os transformaram em dinheiro e tristes pastos sem árvores. Contei e sugeri que elas, crianças, como parte de suas atividades escolares, deveriam plantar um pinhão num saquinho, regá-lo, e cuidar da mudinha, até que ela estivesse no tamanho certo. Chegaria então o dia em que todas elas, com suas professoras, seus pais e todo mundo que quisesse, iriam plantá-las nos campos nus. Sugiro que as pessoas religiosas, ao invés de prometerem sacrifícios e repetições de rezas a Deus – Deus não gosta de sacrifícios e quanto às rezas, sempre as mesmas, ele já as sabe de cor; não precisando de nossas repetições – bem que poderiam prometer plantar árvores… Acho que Deus, Jardineiro Supremo, haveria de aprovar. Acho que isso teria de ser atividade obrigatória em toda escola…
Rubem Alves 

Um comentário:

  1. Querida Lígia!
    Que texto mais lindo e iluminado do querido Rubem Alves! Também amo os seus livros e o jeitinho especial e até irreverente dele de ver a vida... Palavras que iluminam qualquer céu de estrelas! E concordo com ele,e acho também que ao invés de tantas rezas repetidas e promessas que não levam à lugar algum, seria mais do gosto de Deus plantar mais árvores,flores e jardins...Afinal,como dizem nas Sagradas Escrituras, tudo começou mesmo num grande e maravilhoso jardim...Somente os seres humanos se esqueceram disso...
    Amiga,aproveito hoje para te agradecer pelo carinho da tua amizade e pelas tuas visitas que sempre alegram os meus dias...Sentir o doce aconchego dos amigos,mesmo de longe, sempre nos aquece a alma! E te desejo também um ano novo lindo, com teu caminho sempre florido e iluminado! Muita paz,amor, saúde e lindos sonhos no teu coração!
    Meu abraço apertado e muitos beijos das flores daqui!
    Teresa
    ("Se essa lua fosse minha")

    ResponderExcluir

Seu comentário aqui é sempre bem vindo!
Se você não tem blog,nem gmail...comente e use a opção ANÔNIMO.
Mas se puder assine seu nome.
Obrigada pela visita!